sexta-feira, 16 de março de 2018

Como evitar as espinhas?



Oi oi gente, tudo bem? Hoje vim compartilhar algumas dicas para a prevenção de acnes! Eu sei que cravos e espinhas é terrível, principalmente, para os adolescentes. Mas já procuraram saber como prevenir? É muito importante ficar por dentro das melhores maneiras para evita-las. Até porque, sempre tem a maneira correta e claro que não é espremendo! Eu já passei por uma fase bem chata em relação à essas danadinhas. Foi horrível! Hoje eu controlo a oleosidade e as acnes com alguns produtos, entre eles, um que acabei testando e adorando: que é o Creme facial da Nivea pra pele mista a oleosa. Vou preparar uma resenha bem completa dele pra vocês, ok? 

Mas é óbvio que só os produtos para pele não foram suficiente! Tive que mudar a minha alimentação também, diminuindo alguns alimentos gordurosos. Sabe aquela história de: "Ah chocolate dá espinha"? Então, não é bem o chocolate... mas sim o excesso de gordura. Quando eu entrava no período da tpm, acabava exagerando em alimentos gordurosos (lanches toda sexta, tomava refrigerante igual água, etc...) e por isso acabava aparecendo algumas espinhas - na verdade, lotava, porque eu abusava real rs.

Outra coisa que me ajudou muito, tipo, MUITO. Foi o anticoncepcional Diane 35. Assim, se pesquisarem, vão encontrar várias polêmicas envolvendo esse remédio. Eu não tive nenhum problema com ele. Uso já faz mais de 1 ano e sempre faço uma pausa... sem falar que a minha ginecologista disse que é uma dosagem grande pra minha idade, mas que se não estiver fazendo mal, posso continuar tomando tranquilamente (com supervisões). Isso, porque pode variar de organismo pra organismo. E assim, TODO anticoncepcional pode fazer mal, tá meninas? É só ter cuidado, ir sempre ao ginecologista, estar sempre sob supervisão que dá tudo ok!

Eu pesquisei um pouco sobre isso e separei as melhores dicas! Vamos ver?


• Por que aparecem?
Quando você entra na adolescência passa por mudanças hormonais, e consequentemente produz mais oleosidade do que o normal. Se os poros estiverem abertos, a oleosidade consegue sair; do contrário, fica presa na pele e acaba virando um cravo ou espinha. Por isso é aconselhável limpar a pele antes e depois da maquiagem. Se a oleosidade for em excesso, o aconselhável é consultar um dermatologista (médico especializado em cuidar da pele), ele vai indicar um tratamento para acabar com o problema.



✮ Medidas de prevenção 
Você pode prevenir as espinhas com algumas medidas simples, entre elas:

- Mantenha sua pele sempre limpa para evitar acúmulo de oleosidade. Porém, lavar em excesso não ajuda. Faça o seguinte: quando acordar lave apenas com água e use protetor/creme hidratante. Quando for dormir, lave com um sabonete específico para o rosto, tonifique e depois enxágue.

- Sempre tire a maquiagem antes de dormir.

- Use uma esponja suave para ajudar a desobstruir os poros. (não use esponjas muito duras, pode irritar a pele).

- Hidrate bem a pele antes de maquia-la.

- Não esprema cravos e espinhas, isso pode deixar marcas.

- Tome muita água e coma alimentos com vitamina C, B e Zinco.

- Evite o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras e açúcares.



 A alimentação na prevenção da acne:

Vitamina A - diminui a produção de sebo. A melhor fonte de vitamina A são os alimentos ricos em betacaroteno. São eles: cenoura, abóbora, mamão, batata-doce, caqui, manga, agrião, brócolis, espinafre, salsinha, etc.
Vitamina Cantioxidante e anti-inflamatória. Fontes: maça, acerola, abacaxi, laranja, limão, morango, goiaba e etc.
Vitamina B2controla a oleosidade da pele. Fontes: leite, carnes, ovos, fígado, espinafre.
Vitamina B6 - regula o metabolismo hormonal. Fontes: carnes de boi e porco, fígado, cereais integrais, batata, banana.
Fibras - promovem um bom trabalho intestinal, eliminam toxinas. Fontes: verduras, legumes, frutas, alimentos integrais, aveia, semente de linhaça, etc.
Zinco - cicatrização e regeneração de tecidos. Fontes: ovo, cereais integrais, gérmen de trigo, etc.
Chá verde - antioxidante, repele as bactérias que causam as espinhas e reduz a inflamação (pode fazer compressa de chá verde gelado em cima da lesão).




✮ RECEITA CASEIRA QUE USO: (*Evite utilizar esta receita se vocês tiverem alguma alergia a ovo ou a algum de seus componentes. No caso de ter dúvidas, faça primeiro um pequeno teste antes de aplicar a totalidade do produto*);

Ingredientes: 
- 1 clara de ovo 
Efeito semelhante ao do lifiting: esticando a pele, minimizando rugas e marcas de expressão; Reduz a oleosidade e os poros; Ajuda na cicatrização e apresenta bons resultados contra brotoejas, que são bolinhas vermelhas que aparecem devido ao calor.
- 1 colher pequena de açucar
Ajuda na hidratação da pele; Esfoliante, deixando sua pele mais macia; Ele contém ácido glicólico, que ajuda com que as células da pele se renovem de forma mais rápida e eficiente - esse ácido é bastante usado em cremes anti-idade e em tratamentos para recuperar a pele das manchas do sol.


É super fácil usar essa receitinha! Depois de colocar os ingredientes em um recipiente, misture e passe no rosto com leveza, fazendo movimento circulares. Deixe agir por alguns minutos, de 30/50 min. Depois enxágue. Faça de 2 a 3 vezes na semana e veja o resultado! 

*É importante ressaltar que essas dicas não fazem milagres. Elas ajudam evitar, mas não fazem milagre. No meu caso, diminuiram 90%, porque ainda aparece uma ou outra. Mas também preciso dizer que foi uma das melhores opções. Lembrando que a mudança na alimentação deve ser supervisionada por um nutricionista. A mudança na minha alimentação foi cortar o excesso de alimentos gordurosos, porque não estava afetando apenas a minha pele, mas a minha saúde em si. Enfim, espero que tenham entendido.* ♡

O que acharam das dicas? Gostaram? Me diz, você tem alguma dica para compartilhar? Ou uma opinião/sugestão? Deixe aqui nos comentários!

Hoje o post tá bem recheado, né? Tem dicas até para os meninos! Então não esquecem de compartilhar! Espero que tenham gostado e ajudado!
Fiquem com Deus e beijão ;)  

2 comentários

  1. Eu tomei Diane durante 13 anos e resolvi parar recentemente. Nunca tive problemas também não. Hoje sem o uso dele, fui para suplementação de Zinco 30mg e Omega3. Minha pele melhorou bastante já! Muito boas as dicas!
    Beijos!

    jenifercruuz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que bom! Eu também queria parar, porque as vezes sinto que sou uma "prisioneira" do anticoncepcional, por exemplo; se eu parar, as espinhas meio que voltam. Mas não só na questão das espinhas, ele me ajuda nas cólicas também. Que bom que gostou das dicas! ♥

      Excluir