terça-feira, 17 de abril de 2018

Como se preparar para as provas?



Oi gente, tudo bem? E aí, como vão os estudos? Aliás, como se prepara para as provas? Tem alguma dica para compartilhar? Se sim, não esquece de comentar... Se não, continue lendo o post para aprender algumas dicas show pra se dar muito bem!

Em breve as inscrições para o ENEM e vestibulares irão começar. Estou pegando pesado real, estudando muito e me preparando da melhor forma. Mas também sei que é muito chato - e acontece muito - quando estudamos e na hora H simplesmente esquecemos. Pensando nisso, vou compartilhar as minhas melhores dicas para se preparar e ir super bem nas provas. Lembrando que essas dicas não é só pra quem vai prestar vestibular ou fazer ENEM, mas para quem está no fundamental, ensino médio, cursinho ou faculdade - para todos!

A dica essencial é aprender e entender que tudo vai dar certo! Mesmo sabendo que não é tão simples assim, pois quando não gostamos de certa matéria (ou professor) acabamos nos esforçando menos, garanto que as dicas vão ajudar! Eu mesma, no colégio, quando ficava muito nervosa dava um branco total e acabava esquecendo tudo. Principalmente em química, onde eu tinha mais dificuldade.

Primeiro de tudo, desligue-se do mundo social - whatssap, facebook, instagram, snapchat - tudo que possa tirar sua atenção! Foca no foco, entendeu? hahaha



1. Fazer redações/resumos do conteúdo da prova.

Essa dica é importante! Fazer resumo e redação de um determinado conteúdo ajudar muito. Mas entenda, não é decorar, é aprender e entender. Se apenas decorar, no fim, acaba ficando nervoso(a) e dando branco. Já aconteceu várias vezes comigo. Até que comecei entender que decorar não ajuda em nada, só atrapalha na hora de colocar os parafusos para funcionar. Como fazer isso? Simples! É só marcar com um marcador as partes mais importantes e, fazer um resumo ou fichamento do conteúdo. Como eu falei, também vale fazer redações!



2. Estudar questões de vestibulares e ENEM.

Para aqueles que ainda estão no fundamental ou ensino médio; Sabe o que mais cai na prova? São as questões de vestibulares, principalmente, as questões do ENEM! Pode ter certeza, essa não falha! Os professores sempre dão um jeitinho de adicionar essas questões na prova. E não pense que isso é ruim, viu? Porque ajuda muito! Você vai começar entender e a interpretar. Pois, para entender a questão, é preciso ler, ler, ler e ler até entender. E isso faz com que se esforce cada vez mais! É só abrir o google, digitar "questões de vestibulares enem (conteúdo da prova)". Prontinho!



3. Refazer questões das tarefas ou criar suas próprias questões.

Essa é a minha dica favorita, sem dúvidas! Principalmente quando vou estudar para as provas de exatas. Tenho uma certa dificuldade nas matérias que envolvem números, sabe? Quando eu não entendo o conteúdo ou tenho dificuldade, refaço questões e resolvo - sem olhar no caderno, óbvio. Ás vezes crio as minhas próprias questões e depois resolvo. Acho que isso é a chave para ir bem nas provas. Vou refazendo, refazendo, refazendo, até entender completamente. Uso mais em exatas porque ter uma certa dificuldade, mas é uma ótima ideia para humanas também, viu?






4. Estudar comendo um lanchinho antes de dormir.

Acho que isso é mais um "ritual". Não sei vocês... mas adoro estudar comendo alguma coisinha e aconselho fazer antes de dormir. Sabe aqueles resumos/redações que fez? As questões que refez e criou? É hora de colocar em cima da mesa e estudar! Estudos indicam que estudar antes de dormir pode ser mais produtivo. "Dormir bem depois de aprender algo novo poderia ajudar a registrar os dados na memória, de acordo com um estudo divulgado recentemente. Investigadores europeus afirmam que dormir ajuda o cérebro a gravar experiências e processos na memória para ser utilizados logo." Acho um máximo essa dica! Porém, dar aquela lida superficial no dia seguinte, minutos antes da prova, também ajuda!

Se estiver com dificuldade, a dica é se esforçar. Não entendeu o que o professor(a) explicou? Pede pra explicar de novo. E o principal, anotar tudo no caderno, tudinho, até os mínimos detalhes! Você vai ver como faz diferença! :)

Espero que tenham gostado e ajudado!
Beijos de amor ♥

Nenhum comentário

Postar um comentário